17 de ago. de 2011

Alterações e desconfortos fisiológicos da gravidez - p. 1 - ALTERAÇÕES HORMONAIS

Antes de tudo, devemos nos atentar às causas dessas alterações que são:
  • Alterações hormonais
  • Presença de hormônios placentários
  • Ajustes mecânicos pelo desenvolvimento do feto
  • Aumento do volume de circulação uterina
  • Exigência de oxigênio e nutrientes pelo feto 

Hoje falaremos sobre as alterações hormonais

A partir do momento que engravidamos, uma das alterações mais drásticas que nosso corpo sofre são as hormonais que causa, hiperpigmentação, estrias, aumento de fluxo sanguíneo etc . Dentre essas, a pior e talvez irreversível mudança seja o aparecimento das estrias na região do abdome, então, meninas, evitem ganhar peso excessivamente, beba água (muita água), a água ajuda a hidratar a pele e a torna mais elástica, reduzindo muito o risco de aparecimento de estrias. Ah! e o mais importante: NUNCA COCE a barriga com algo pontudo, passe a mão por cima (sem usar a unha)  e use óleo de amêndoas na sua barriga 2x ao dia para evitar coceira excessiva.
Outra preocupação é a hiperpigmentação causado pelo hormônio melanotrófico/ progesterona. Com a hiperpigmentação, a face fica com umas manchas mais escuras, aparece a linha nigra (fig.1) e as aureolas da mama ficam mais escuras. Mas isso não é motivo para preocupação, dentre alguns meses após o parto todas essas manchas desaparecem.
Além dessas, que são muito aparentes, pode haver hipertricose que é o aparecimento de pelos na região do rosto, como barba, bigode, pelos no peito e aumento de pelos na região da virilha, pernas, braços e até barriga e costas, mas isso não acontece em todos os casos.
 fig.1

Há também altos níveis de estrogênio e o aumento do fluxo sanguíneo que eleva a temperatura corporal.
Para evitar esses sintomas (alguns não tem jeito, aparecem mesmo) evite ganhar muito peso (entre 9 e 15kg) durante a gravidez, use protetor solar, beba muita água, se alimente bem (se alimentar bem não significa que você deve comer por 2) principalmente com legumes, peixes e verduras e é só curtir esse momento mágico que é a gravidez!!!!!

"Gravidez, sinônimo de amor!!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe conosco suas histórias!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...