15 de jul. de 2011

Benefícios da Amamentação para a mãe e para o bebê

Você já deve ter ouvido falar sobre as vantagens do leite materno.
O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complemetnada com outros alimento. É bom que o bebe continue sendo amamentado até os 2 anos ou mais. Quanto mais tempo o bebe mamar no peito, melhor para ele e para a mãe.




Benefícios para o bebê:






  • O leite materno tem tudo o que o bebê precisa até os 6 meses, inclusive água, e é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, porque foi feito para ele;



  • Funciona como uma verdadeira vacina, protegendo a criança de muitas doenças;



  • Além disso, é limpo, está sempre pronto e quentinho;



  • A amamentação favorece um contato mais íntimo entre a mãe e o bebê;



  • Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.









Benefícios para a mãe






  • Reduz o peso mais rapidamente após o parto;



  • Ajuda o útero a recuperar seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemia após o parto;



  • Reduz o risco de diabetes;



  • Reduz o risco de câncer de mama e do ovário;



  • Pode ser um método natural para evitar uma nova gravidez nos primeiros 6 meses desde que a mãe esteja amamentando exclusivamente (a criança não recebe nenhum outro alimento) e livre de demanda (dia e noite, sempre que o bebê quiser) e ainda não tenha menstruado.



E aí qual a desculpa para nao amamentar? hein?!?!

Leite materno dá cárie????

Um dia me perguntaram: "-Leite materno dá cárie?" e eu respondi "-Ah depende do que a mãe come!"

Será que eu estava certa?

NÃOOOOO!! EU NÃO ESTAVA CERTA!!!

Idependente do que a mãe come ou não, o leite materno dá cárie sim! Por conter mto açúcar!

Como previnir??? Simples! Limpe a boca do seu filho diariamente!!!

Como? Quando? Pra quê?

Primeiramente vc deverá ter uma rotina! Limpe a boquinha do seu nenê por no mínimo 2x ao dia! Utilize uma gaze enrole-a no seu dedo, molhe em água filtrada e limpe a gengiva e a língua do seu filhote! No começo eles não deixam, mas se for criado um hábito logo logo eles verão a gaze no seu dedo e já abrirão a boquinha! Limpe bem, mas não enfie o dedo todo na boquinha para não dar ânsia e causar algum trauma e o bebe nunca mais deixar vc encostar na boca dele e não é essa a intenção! Faça isso de 2x a 3x ao dia! Assim vc evita doenças como o sapinho e evita cáries.

Praticamente aos 6 meses os dentes do seu amado filhote começa a nascer (isso não é uma regra) porém eles nascem de par em par! Assim que nascerem, levem seu bebe no odontopediatra para a primeira aplicação de flúor!!!

A imagem abaixo ilustra como limpar os dentinhos do seu bebe!

Dica de Leitura

Mamães e Papais que tem filhos com dificuldades para dormir aconselho o livro: Nana, Nenê - Como resolver o problema de insônia do seu filho. De Eduard Estivil e Sylvia de Béjar, Preço Sugerido: 38,00. Tenho certeza que este livro irá ajudar e muito vcs pais desesperados que tem filhos como a minha Maria Eduarda que não quer saber de dormir!!!!! Está me ajudando e pode ajudar vcs tbm!!!

Fica a dica!

É normal?

Um dia, uma mãe virou para mim e disse: "-Sua filha tem problemas para fazer cocô? Pq meu filho com 10 dias só fez cocô 1 vez, eu nunca vi isso acontecer."
E eu respondi para esta mãe, aparentemente muito desesperada: "-Sim e é normal!!!"
"-Normal?????????????????"

Sim, é normal o bebê recém-nascido que mama no peito ficar dias sem fazer cocô, com a Maria Eduarda, foi assim, uma coisa para ela fazer cocô. Mas os especialistas afirmam que é normal porque: 1° O intestino do bebe é preguiçoso pq é imaturo. 2° Ele não faz exercícios e por isso a difculdade de fazer cocô. 3° o leite do peito é muito ralo.
A Maria Eduarda, fazia cocô toda quinta -feira...era engraçado pq chegava quinta-feira a gente até brincava falando que era o dia do COCÔ...rs... Conforme o bebe vai crescendo, seu intestino vai amadurecendo e com mais ou menos 1 mes, ele regula e seu filhote amado vai fazer coco várias vezes por dia e vc, mãe, vai pensar: Ahh como queria voltar àquela fase que o bebe fazia coco 1 vez por semana!rs

Obs.: Isso vale para bebes recém-nascidos. O período que o bebe pode ficar sem fazer cocô é entre 5 e 10 dias, passando mto tempo desse periodo, procure o pediatra. Para ajudar seu bebe a regular o intestino mais rápido faça massagens circulares no sentido anti-horario na barriguinha dele por no máx 5 minutinhos 3x ao dia, isso ajuda!!!!

Amamentação Saudável e Correta só causam benefícios!!!

Mães, vcs sabem como realizar a pega correta do seu filho no seio para uma amamentação saudável? Sabem qual posição ele deve estar para mamar corretamente? Sabem que a posição incorreta pode causar Otite?
É sobre isso que vamos falar agora.

P.Como sei que meu filho está pegando corretamente meu seio?
R.: é fácil, quando vc oferece seu peito para o seu bebe, vc oferece o peito inteiro, não só o bico. Bico e auréola. Conforme imagem abaixo:



Viu como está boquinha do nene? Chama-se boquinha de peixinho, quando o bebe mama dessa maneira, ele forma um vácuo, o que impede a entrada de ar e evita cólicas nos primeiros 3 meses de vida, esta é a forma correta, assim ele sugará melhor, aproveitará melhor o seu leite e se alimentará melhor!

P. Qual a posição correta?
R.: Barriga com Barriga como ilustração abaixo. O bebe tem que estar totalmente de lado, nunca de barriga para cima, a pressão do ouvido qdo o bebe está sugando é muito grande, qdo está de lado, diminui essa pressão e evita futuras otites tbm, pq exercita o maxilar, e o ouvido abre e fecha, fortalecendo-o.


Por Enqto é só!!!!

Como evitar que o bico de seu seio rache

Pessoal, minha vizinha, teve uma linda menina há uns 15 dias mais ou menos e veio se queixar do bico do seu seio rachado e que nao aguenta mais amamentar, ela tendou de tudo, Millar (Lanolina Anidra Pura), Bico artificial de Silicone, Mamare ( antiinflamatorio para o seio), mas nada resolveu, ela continuou se queixando de grandes dores, teve febre (isso é muito perigoso, significa grande inflamação no seio, se tiver febre, consulte seu ginecologista ou mastologista o mais rápido possivel). Enfim, se isso está acontecendo com vc, ou aconteceu, não se assuste, é bem normal que aconteça mesmo, mas geralmente no 1° mes de vida, que é qdo o bebe não sabe como ainda pegar o seio corretamente para mamar.
Mas vamos por partes...
Mesmo seu bico rachado NAO PARE DE AMAMENTAR SEU FILHO (isso veremos mais tarde o porque)
Seu bico está rachado e vc fez de tudo para melhorar e nada melhorou? Tenho uma ótima dica de higienização:
1. LAVE SOMENTE COM ÁGUA, não passe sabonetes, cremes no bico do seu seio, afinal seu bebe vai colocar a boca e pode haver vestígios desses produtos e o bebe pode ficar doente
2. Após lavar seu seio somente com água MORNA, vc tira o seu leite e passe o SEU próprio leite no seu seio, inclusive no bico. O seu leite irá hidratar sua pele e seu bico, seque com uma toalha limpa
3. Feito isso, vamos dar o peito para o bebe, mas antes vamos preparar o bico do seu seio... Nos primeiros dias, o seio fica mto cheio e isso dificulta a pega do bebe. Pronto, vamos começar a preparar, vc vai pegar seu seio, e apertar o bico para sair o leite q lá está depositado, o leite que for saindo vc vai passando em torno do bico (rachado ou não), assim o bebe sentirá o cheirinho do leite e irá com mta sede ao pote e a tendencia é que pegue corretamente com mais facilidade.
4. pronto, é isso...
O SEU LEITE evita que o bico rache e ajuda na cicatrização do bico já rachado, por conter anticorpos, proteínas, muita água, o SEU LEITE é um ótimo remedio para seu bico rachado...

Aconteceu comigo e isso pode acontecer com vc tb! E se deu certo comigo, não custa nada tentar né???

Apresentação

Pessoal! Queira me apresentar, Sou Maíra, tenho 24 anos, casada, dona de casa e mãe..Este blog é para as mães de 1° viagem que, como eu, tem duvidas...afinal nossos pequenos não vêm com manual de instruções...rsrsrsrs
A Maria Eduarda nasceu em 22.03.2011 e hoje com qse 4 meses está me dando um trabalho...
Vou postar para vcs minhas experiencias como mãe, o que deu certo e o que não deu...
Moro em Londrina e aqui somos só eu e meu marido e nossos parentes são de SP capital... então imagina nossa aventura para cuidar da pequena Maria Eduarda? Nossas duvidas, nossos feitos, nossos erros e acertos..
Para vcs terem uma ideia, assim que a Maria Eduarda nasceu e saímos da maternidade, caiu a minha ficha " Sou mãe, e agora?" Ouvindo palpites eu só me ferrei. A Maria Eduarda nasceu com 2,850 kgs e 46,5cm, logo na primeira semana ela perdeu peso... aí vc me pergunta pq e eu te respondo... Ela simplesmente parou de pegar o peito. Na 1° consulta à pediatra ela tinha perdido qse 200gr, entrei em desespero, me senti uma péssima mãe, me senti a pior mãe do mundo, na realidade, me senti a pior mulher do mundo... a partir daí as coisas na minha cabeça começaram a mudar e eu realmente percebi que tinha uma grande responsabilidade nas mãos e que era para o resto da vida! Começou a grande saga... Engorda Maria..um filme com um otimo final feliz! Em 1 semana ela tinha recuperado o que ela perdeu e voltou a pegar o peito. Hoje com qse 4 meses ela pesa 5.600kgs e está om 59cm.. (pequena, claro, eu e meu marido somos praticamente anões..rs)
A partir de agora vou compartilhar com vcs minhas sinas, meus anseios, mihas lutas e minhas vitorias... E vc, nova mãe, qualquer dúvida, por favor é só postar um coments!

Beijinhos e boa sorte para todas nós mães!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...