17 de ago. de 2011

A Origem do dia dos Pais

Ro(meu marido) segurando a Mariazinha pela primeira vez

O dia dos pais foi domingo dia 14.08, então resolvi pesquisar sobre a origem desse dia que deixa os papais todos orgulhosos... Na revista Materlife - edição de Ago/11 encontrei o que eu estava procurando e vou colocar aqui algumas curiosidades:

ORIGEM: Ao que tudo indica, o Dia Dos Pais tem uma origem bem parecida com o Dia Das Mães, mas em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, EUA, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o dia dos pais. Ela queria homenagear seu pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve que criar o recém-nascido e seus outros 5 filhos sozinho. Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, EUA. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro dia dos pais então foi comemorado no dia 19 de junho daquele ano. A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington e, por fim, em 1924, o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um dia dos pais nacional e, finalmente em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como Dia Dos Pais.
No Brasil, a ideia de comemorar esta data, partiu do publicitário Sylvio Behring e foi festejada pela primeira vez em 14 de agosto de 1953. Sua data foi para o 2° domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e da Européia.

o Dia dos Pais em outros países:

No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no 3° domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões e não presentes


Em Portugal, a data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração

O Dias dos Pais canadense é comemorado dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.

A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de  "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Oteschestva). Independente do seu lado comercia,é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai".

No Paraguai, a data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.


No Peru, o dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Na Austrália, é comemorado no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.


A comemoração na África do Sul acontece no mesmo dia que no Brasil, mas não é nada tradicional.


Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora no dia 21 de junho.


Na Alemanha, não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.






Fonte: Revista Materlife, Agosto/2011, Ano 7 - n° 80, pg.74 e 76



Importante! - É um direito seu, mulher!

Muitas mulheres não sabem disso:


“As parturientes também têm direito a acompanhante durante o trabalho de parto e pós-parto nos hospitais públicos e conveniados com o SUS, de acordo com a Lei 11.108/05. O acompanhante da parturiente terá direito a acomodações adequadas e às principais refeições durante a internação. Os hospitais públicos e os conveniados com o SUS terão o prazo de 6 (seis) meses, contados a partir de 06 de dezembro de 2005, para se adequarem à Portaria 2.418 do Ministério da Saúde, que especifica este direito.”

http://www.leidireto.com.br/lei-11108.html



Aprendendo a FALAR....

"Os bebês aprendem a falar escutando, explorando e respondendo aos sons do mundo ao seu redor. Confiram algumas dicas para estimulá-los desde cedo:
- Fale com seu bebê durante o dia: encontre qualquer desculpa para falar. Descreva e explique as coisas que vocês dois estão fazendo.
- Explore os ritmos da linguagem e encoraje o conhecimento do seu bebê sobre as variações rítmicas da linguagem, ensinando-o rimas, cantando músicas e cantigas de ninar.
- Leia e conte histórias. Tente estabelecer uma rotina para ler alto para ele todos os dias. É ótimo também para desenvolver o lado criativo."

FONTE: Pampers Brasil - PÁGINA FACEBOOK

é não é a toa que a Maria fala UAU com 4 meses!!! rsrsrs...do jeito que eu falo, falo, falo e falo sem parar....srsrssrsr...Conto historias para ela todos os dias...ela tem muitos livrinhos acho que uns 20...dependendo do tamanho eu leio o livro inteiro, ou senão 3 a 4 paginas por dia já está ótimo! Hoje ela conversa enqto eu leio, olha para mim e fica " falando" junto comigo enqto eu estou lendo...rsrrs..é uma delicia!!!!!

Alterações e desconfortos fisiológicos da gravidez - p. 1 - ALTERAÇÕES HORMONAIS

Antes de tudo, devemos nos atentar às causas dessas alterações que são:
  • Alterações hormonais
  • Presença de hormônios placentários
  • Ajustes mecânicos pelo desenvolvimento do feto
  • Aumento do volume de circulação uterina
  • Exigência de oxigênio e nutrientes pelo feto 

Hoje falaremos sobre as alterações hormonais

A partir do momento que engravidamos, uma das alterações mais drásticas que nosso corpo sofre são as hormonais que causa, hiperpigmentação, estrias, aumento de fluxo sanguíneo etc . Dentre essas, a pior e talvez irreversível mudança seja o aparecimento das estrias na região do abdome, então, meninas, evitem ganhar peso excessivamente, beba água (muita água), a água ajuda a hidratar a pele e a torna mais elástica, reduzindo muito o risco de aparecimento de estrias. Ah! e o mais importante: NUNCA COCE a barriga com algo pontudo, passe a mão por cima (sem usar a unha)  e use óleo de amêndoas na sua barriga 2x ao dia para evitar coceira excessiva.
Outra preocupação é a hiperpigmentação causado pelo hormônio melanotrófico/ progesterona. Com a hiperpigmentação, a face fica com umas manchas mais escuras, aparece a linha nigra (fig.1) e as aureolas da mama ficam mais escuras. Mas isso não é motivo para preocupação, dentre alguns meses após o parto todas essas manchas desaparecem.
Além dessas, que são muito aparentes, pode haver hipertricose que é o aparecimento de pelos na região do rosto, como barba, bigode, pelos no peito e aumento de pelos na região da virilha, pernas, braços e até barriga e costas, mas isso não acontece em todos os casos.
 fig.1

Há também altos níveis de estrogênio e o aumento do fluxo sanguíneo que eleva a temperatura corporal.
Para evitar esses sintomas (alguns não tem jeito, aparecem mesmo) evite ganhar muito peso (entre 9 e 15kg) durante a gravidez, use protetor solar, beba muita água, se alimente bem (se alimentar bem não significa que você deve comer por 2) principalmente com legumes, peixes e verduras e é só curtir esse momento mágico que é a gravidez!!!!!

"Gravidez, sinônimo de amor!!"


16 de ago. de 2011

Novas Postagens, Novos assuntos! - Gravidez







Bom, até agora eu falei sobre a minha experiencia pós gravidez. Agora, falaremos sobre a gravidez em si.
O que acontece com o corpo da mulher quando está grávida? Que mudanças ocorrem durante e após a gravidez? O que acontece com nosso organismo, corpo e mente?
Os artigos que vou começar a postar aqui são baseados nas informações que minha prima Francini, que está cursando enfermagem, gentilmente me cedeu para que eu compartilhe com vocês, mães de primeira viagem, assim, tendo conhecimento dos fatos, a ansiedade e o medo vão diminuindo e você curtirá a sua gravidez de forma saudável e intensa!
O importante é curtir os 9 meses, assim quando seu amorzinho nascer, seu vinculo com ele estará ainda mais estreito e tudo, tudo será muito mais fácil.

Próximo post, falaremos sobre a ação hormonal na gravidez (sistema tegumentar).
O que acontece com nossos hormônios?

Podem esperar!!

bjinhus!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...